Páginas

6 de dez. de 2010

Vlog P@gão - Lei Tripla e o Dogma da Arte

16 comentários:

  1. Muito legal, pessoal!
    Parabéns!!!
    Apenas alguns comentários: Bom, mesmo sendo certo o conceito de "dogma" que o Netú colocou, qdo se fala em Lei Tríplice (assim como muita coisa na Arte) não é bem assim. Ou seja, para alguns ela não é assim tão incontestável... E aí começam (só começam) as polêmicas acerca desse assunto. Para refletir: Até que ponto a Lei Tríplice não é uma criação do próprio ser humano, já que somos co-criadores da realidade junto com os Deuses?

    ResponderExcluir
  2. Para refletir: Até que ponto a Lei Tríplice não é uma criação do próprio ser humano, já que somos co-criadores da realidade junto com os Deuses?

    ResponderExcluir
  3. Não vou responder... apenas reflitam sobre isso.

    Outra prolêmica tb é a questão do 3X... Há essa visão posta pelo Netú, mas há tb várias outras interpretações (EX: 0s 3 corpos, os 3 mundos, etc). Há inclusive quem diga que não há retorno triplicado. E há quem defenda que o retorno triplicado só vem depois que vc é um iniciado (o que corrobora a tese de que lei tríplice não é exatamente a mesma coisa que carma ou lei de causa e efeito). Por essa última visão, entende-se que ela viria em 3 só para iniciados exatamente por questões iniciáticas, juramentos e outras coisinhas que não cabe aqui comentar.

    ResponderExcluir
  4. (o que corrobora a tese de que lei tríplice não é exatamente a mesma coisa que carma ou lei de causa e efeito). Por essa última visão, entende-se que ela viria em 3 só para iniciados exatamente por questões iniciáticas, juramentos e outras coisinhas que não cabe aqui comentar.

    ResponderExcluir
  5. Lua, origada pela visita, pelo comentário e por nos fazer pensar muuuuuuuuuuuuuuuuuito (Rs!).

    Minha opinião: Até o ponto em que, o olho Divino é inscontestável, irredutível e indiscutível. E também pelo de que somos Deuses também, por isso recebemos aquilo que plantamos, pelo fato de que criamos nossa própria realidade.

    Bom, não sei se consegui me expressar bem, mas é isso que eu acho.
    Bençãos )O( Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Enfim, há algumas visões diferentes...

    Sobre receber nesta vida também há controvérsias a respeito e eu mesma pondero bastante com relação a isso, por experiências minhas mesmo.

    Sobre a música do Raul... seria mais ou menos a mesma coisa sim (se um thelemita ler isso, eu apanho... thelemitas não gostam muito de wiccanos pq para eles nós somos felpudos e cor-de-rosa... hehehe Deixa achar...). O que o Raul fala é a Lei de Thelema, tanto que se vc prestar atenção mais para frente da música ele diz mais ou menos assim "a lei de thelema, a lei do forte, e a alegria do mundo"... Bom, eu não sou profunda comhecedora da Thelema, mas o pouco que li e ouvi de amigos thelemitas, é o seguinte: a lei de thelema (que está no LIvro da Lei) é mais ou menos assim: Faz o que tu queres, há de ser o todo da Lei, Amor é Lei, amor sob Vontade"

    ResponderExcluir
  7. E aí precisariamos de muitos posts para explicar isso, mas basicamente (em linhas muuuuuuito gerais) significa que se vc tem Vontade e Amor seus desejos jamais prejudicarão o outro.
    Bom, assim tem a ver com a nossa Lei pq ao que tudo indica, Gardner teria "chupado" e adaptado a nossa Lei tríplice de conceitos como esse da Lei da Thelema misturado com outras tantas fontes.
    Essa é uma das razões para algumas pessoas acharem que nós somos uma versão light de Bruxaria e nesse caso então Wicca seria um tipo de Bruxaria e não Bruxaria. (compliquei?)

    ResponderExcluir
  8. Não complicou não Lua, foi maravilhosa a sua explicação ... mas fiquei com muita raiva agora, das pessoas que acham que não somos Bruxos! Arg ... ignorantes.

    ResponderExcluir
  9. Sobre a pergunta do Netú no final... Bom, eu acredito que quando nós conhecemos a Lei e temos um pouco de discernimento e responsabilidade sobre nossas ações, a gente percebe o troco na vida. Outras pessoas levam na cabeça e não veem a atuação da Lei.
    A verdade é que o que o Netú falou, sobre a teia cósmica em que estamos todos conectados, significa que todo ato nosso (seja ele comissivo ou omissivo... seja ele um ato mágico ou não) gera efeitos na teia cósmica e cedo ou tarde, como uma onda... vc vai sentir esses efeitos. Somos partes de um imenso todo e portanto somos todos uma única coisa... logo, se eu atacar alguém, estoua atacando a mim mesma. Essa é a idéia da Lei Tríplice.

    Bom, é isso...

    Parabéns mais uma vez a vcs, Netú e Pan! Vcs estão fazendo um lindo trabalho! Eu espero que o trabalho de vcs influencie muitos jovens a pensar, agir e estudar com profundidade a Arte como vcs estão fazendo.
    Parabéns mesmo!

    Super beijo,
    Lua Serena

    ResponderExcluir
  10. Me esqueci de mencionar... Por curiosidade, vejam no Youtube o clipe da música Sociedade Alternativa, do Raul... notem que as pessoas estão numa espécie de teia... ;)

    beijos,
    Lua Serena

    ResponderExcluir
  11. Pietrus Alchemus (Patrick)7 de dezembro de 2010 às 23:19

    Respondendo bem objetivadamente sua duvida do video, elas vem em nossas vidas de forma direta ou indiretamente, mais provavel que indiretamente, se caso voce tenha feito algo ruim, isso pode ser o motivo de alguem da sua familia ser assaltado, perder algo valioso, ou ate mesmo voce, caso isso nao aconteça, ocorrerá em brigas e desavenças familiares. caso voce tenha feito algo considerado "bom", isso virá atravez de seus contatos, oportunidades de emprego, mulheres flertando, algo assim ...

    ResponderExcluir
  12. Obrigado P4 pelo comentário. Obrigado Lua pela dor de cabeça kkkkk brincadeira! Lua seus comentários, pra mim, são presentes!!!! obrigado MESMO

    ResponderExcluir
  13. o só um guri novo e queero conheser essa religião o que vc me disssss???

    ResponderExcluir
  14. Bom Anônimo eu digo que vc está no lugar certo!!! rs

    ResponderExcluir
  15. Bem, eu acredito que... Bem, na verdade eu não acredito, nem mesmo acho, mas é uma "coceirinha" atrás da orelha, pq estou recebendo tanto informações nos últimos dias que estou aprendendo da arte que estou embaraçando muitas coisas até ter minha opinião própria, mas enfim:

    Creio que a Lei Tríplice quanto diz que voltará 3 vezes pior, talvez seja apenas uma enfase que devemos pagar por tudo que fazemos, nisto eu acredito. Acho que tudo que fazemos, independente de bom, ou ruim reverbera para nós não como um castigo, mas porque a magia simplesmente funciona assim. Dar e receber. Ação e reação.
    Se você dar de água para uma macieira, ela lhe dará maçãzinhas;
    Se você der água para um cactus, lhe retornará espinhos.
    Assim como se você desejar mal á alguém, como a energia sonora pode reverberar, a energia lançada pra vítima também reverberá a você, independente se você só pensou, ou fez um ritual, vai voltar. Isso vc sendo Wicca ou não. Essa é a base do que eu penso =)
    Nossa pirei geral' haha /ou não

    Impressionante como a arte nos faz discutir e nos torna amantes do conhecimento ^^

    ResponderExcluir

Quando forem deixar um comentário, na opção "Comentar como", escolha a opção NOME/URL. Deixe seu nome e a url de alguma rede social (orkut, Facebook, Twitter) ou apenas o nome, como desejar.
Caso necessário, reponderemos o mais rápido possível. Continue conosco! Blessed Be!